top of page

SUGESTÃO DE DINÂMICA PARA A ABERTURA  DO ANO LETIVO

Por Vinícius Trindade Lopes de Moura.

TÍTULO: “Meu Perfil”

Objetivo: promover as apresentações dos colegas de sala de aula por meio de uma atividade lúdica, desafiante e envolvente.

Duração estimada: 45 minutos.

Público-alvo: Educação infantil ao ensino médio.

Número de participantes: Toda a turma, em grupos de cinco estudantes.

Introdução:

O jogo PERFIL é um jogo de tabuleiro da Grow que avalia os conhecimentos gerais. Existem as categorias de pessoas (biografias), lugares (qualquer lugar), ano e coisa (qualquer objeto). O jogo possui centenas de cartas, e cada carta se refere a alguma das categorias descrita e vinte dicas que indicam do que se trata. Os jogadores vão recebendo uma dica após a outra, até o momento em que alguém dá o palpite correto sobre o perfil secreto da carta.

Adaptação para o contexto escolar:

Em relação ao jogo original, essa atividade utiliza apenas a categoria “pessoas”, pois o objetivo é a apresentação individual.

Procedimentos:

1) Cada estudante recebe um quarto de folha A4. Sobre a folha de papel, o estudante lista seis características de sua vida e personalidade que possibilitam a sua identificação. Alguns exemplos:

  • Sou jogador de tênis.

  • Adoro bife com batatas fritas.

  • Toco guitarra e violão.

  • Estive em Natal / RN nas férias.

  • Sou sócio do Minas T.C

  • Torço pelo América F.C

  • Nasci no mês de abril.

  • Ciências é a minha matéria predileta.

  • Verde é a minha cor predileta.

2) O mediador (professor(a)) recolhe as cinco folhas, numera-as e as embaralha.

3) Em seguida, ele anuncia a leitura da primeira folha. Inicia a leitura das dicas até concluir a primeira folha. Em seguida vai para segunda até concluir a sexta folha.

4) Os estudantes que estão sentados terão a missão de identificar, em um folha de rascunho, qual é a carta que se refere a cada estudante que se encontra à sua frente.

5) Ao final da leitura da sexta folha, o mediador revela a correspondência correta entre as folhas e os estudantes. Pode ser feito assim: a folha número 1 que continha, isso, isso e isso pertence ao estudante fulano. A folha número 2..., e assim sucessivamente, até que todos sejam identificados.

6) O mediador pede aos estudantes que acertaram completamente o perfil dos cinco colegas para levantar a mão. Anota o nome deles.

 7) Terminada essa primeira fase, um outro grupo de 6 estudantes é chamado à frente e o procedimento se repete até que todos tenham participado.

8) Para finalizar, o mediador convida à frente os estudantes que acertaram os perfis dos colegas em uma das etapas. Chega o momento da grande final. O mediador também possui uma folha contendo dez características próprias, sendo 5 verdadeiras e 5 falsas, que ele elaborou no início da atividade. Então ele lança o desafio aos finalistas: das 10 características listadas por mim, quais são as verdadeiras?

Vencedor:  o(s) estudante(s) que acertar mais características verdadeiras do mediador será declarado o vencedor. O prêmio fica a critério da escola.

Conclusão: Com essa atividade, espera-se que a turma conheça, já no primeiro dia de aula, algumas características de todos os colegas e do professor mediador, e que isso desperte uma harmoniosa pré-disposição para a vivência na escola e convivência entre os pares e com a equipe pedagógica.

 

Lagoa Santa, 22 de janeiro de 2020.

bottom of page